Skip to main content

Gestão eficiente da grade de horários (Ensino Fundamental e PROEJA)

A grade de horários é uma parte fundamental do SIGED, pois representa o principal pré-requisito para garantir o controle das aulas e de todo o cronograma escolar — turma por turma, dia por dia.

No manual "Grade de Horários - Ensino Fundamental e PROEJA", explicamos como realizar a criação dessa grade. Já neste tutorial, vamos focar em como gerenciá-la, detalhando os passos que devem ser seguidos nas diversas situações que podem ocorrer e que acabam gerando a necessidade de editar as grades de horários. Vamos começar? 

 

Ao tentar editar a grade de horários, está sendo exibida a mensagem: "Possui registro após a data informada"

 

Ao tentar realizar uma edição na grade de horários, o primeiro passo é informar a data de vigência da grade, ou seja, a data a partir da qual as novas alterações feitas nesta página passarão a valer.

Algumas vezes, dependendo da data escolhida, o sistema exibe a mensagem "Possui registro após a data informada" e impede a remoção de determinados componentes curriculares da grade.

image.png

O motivo disso acontecer é simples: o sistema está protegendo registros já lançados pelos professores, evitando que fiquem sem uma previsão de horário associada. Por exemplo:

  • Imagine que você está tentando editar a grade de horários para adicionar Língua Portuguesa como a 1ª aula da segunda-feira, a partir do dia 01/09.

     

  • Porém, você acabou demorando um tempo considerável para concluir a edição. Nesse intervalo, o professor de Matemática, que ocupava o 1º horário da segunda-feira, realizou a assinatura de uma aula no dia 08/09.

     

  • Nesse caso, alterar a grade de horários com vigência a partir de 01/09 e remover Matemática significa que a aula registrada em 08/09 deixará de ter previsão, já que, oficialmente, desde o dia 01/09 aquele horário deveria estar reservado para Língua Portuguesa.
    shapes at 25-09-11 09.11.34.png


O que fazer para resolver está situação?

É necessário analisar se o registro feito pelo professor é válido ou não. É comum que professores realizem registros de aula mesmo quando o horário cadastrado no sistema não corresponde exatamente ao horário praticado na rotina escolar.

 Nesses casos, o procedimento correto é solicitar que os professores que realizaram registros indevidos façam a exclusão das aulas correspondentes,correspondentes, para que a edição da grade de horários possa ser concluída sem inconsistências.

Realizando uma troca completa de grade de horários

Em determinadas situações — principalmente no decorrer do ano letivo e diante da rotatividade de professores — muitas escolas precisam realizar uma reformulação completa da grade de horários. Esses processos costumam ser complexos e longos, tanto em sua concepção quanto em sua aplicação.

Com frequência, as escolas encontram dificuldades para registrar essas mudanças no sistema. Por isso, apresento a seguir o procedimento correto a ser adotado em casos de troca integral da grade de horários.

Passo 01: Encerrar todos os horários ativos

Ao encerrar a grade, você garante duas coisas:

  • O sistema permanece fechado para registros indevidos, impedindo que algum professor faça lançamento em horários que já não lhe pertencem.

  • Evita-se a ocorrência de choques de horários, pois, durante a remontagem, as verificações não considerarão os horários antigos já finalizados.

Passo 02: Verificar Se as vigências dos professores que saíram da Escola foram devidamente encerradas;encerradas

Após realizar o encerramento dos horários, chegou a hora de realizar a inserção dos novos horários, porém, antes de fazer este procedimento é necessário checar se as vigências dos professores ativos na escola estão em conformidade com a realidade.

✅Um horário DEVE ser inserido quando:
  • O professor que está em sala de aula está devidamente cadastrado no SIGED;
  • Não há professor para o componente curricular (Explicação no próximo tópico);
❌Um horário NÃO DEVE ser inserido quando:
  • Quando o professor que está em vigência no SIGED já não está mais com o o componente curricular/turma.

Passo 03: Começar a adicionar a nova grade de horários;

 

Só realize a inserção de horários nas situações em que a vigência do professor anterior foi devidamente encerrada. Tentar adicionar os horários sem fazer essa verificação, pode ocasionar em diversas situações de choque, visto que, o sistema está verificando tais situações com um professor que não deveria mais estar vínculado ao componente curricular/turma.


Atualização parcial da grade de horários

A atualização parcial pode ser tão desafiadora quanto a atualização completa, ela acontece quando a necessidade de mudanças na grade não se dá de forma linear entre todos os horários, mas sim entre componentes específicos, geralmente quando há a substituição de poucos professores, redução de carga horária ou outras situações.

Um dos grandes problemas disso é que, enquanto a grade não é atualizada, o sistema continua aberto para outros professores da turma, o que pode gerar situações de aulas assinadas em horários indevidos, e dificultar a edição da grade quando o processo de atualização de vigência/mudança da grade demorar mais que o previsto.

Para evitar que isto aconteça, é importante que, assim que confirmado a montagem do novo horário, os seguintes procedimentos sejam feitos no sistema:

Encerramento dos horários que foram modificados
Reabertura dos horários quando o professor substituido for retirado

 

O horário não foi adicionado pois não havia professor para lecionar a aula

Um erro bastante comum que normalmente acontece é quando a escola não realiza a inserção da grade de determinados horários por não haver professor para lecionar a aula por um determinado periodo, é importante salientar que, por mais que não haja professor, essa aula deverá ser reposta até o final do ano, quando a escola opta por não adicionar a grade de horários, isso significa que, futuramente quando cheg